-
Arquitetos: Tenon Architecture
- Área: 55 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Spyros Hound Photography
-
Fabricantes: Kanellopoulos, Michalis Gianeskis, Petros Hamilos
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Caverna de Madeira é um projeto do escritório Tenon Architecture, concluído em 2020, que foi concebido e construído pelos arquitetos Apostolos Mitropoulos e Thanos Zervos, no Hyades Mountain Resort, em Trikala Korinthias, Grécia. O projeto diz respeito a reforma completa de um espaço existente do resort, destinado ao uso comercial, com a construção de uma estrutura de madeira curva nos interiores.
A síntese do projeto baseia-se na ideia de dividir o plano em duas zonas: a sala principal, composta por uma estrutura contínua de madeira curva, e os espaços secundários, orientados para a paisagem e revestidos por uma pedra escura. Esta divisão pretende criar uma distinção entre o envelopamento externo e o interior curvo e "convidativo", similar a forma de uma caverna, geralmente usada como refúgio, em toda a existência humana. O quarto de hóspedes inclui duas áreas de repouso, integradas à estrutura curva, além de uma cozinha, com planta aberta. A área externa abriga dois quartos secundários, uma área de estar com lareira e o banheiro do quarto principal.
A materialidade foi de suma importância na expressão espacial deste projeto, com a maioria de seus elementos sendo de madeira e os espaços externos construídos de pedra, proveniente da região. A estrutura curva é feita de madeira maciça, enquanto o restante dos espaços, cozinha, armários, piso etc., são de compensado de pinho sem nós. Todas as estruturas de madeira foram construídas com um afastamento do concreto, o que permite a passagem de ar. A circulação de ar entre os elementos de madeira e concreto visa proteger a estrutura e regular passivamente a umidade e a temperatura da sala, aproveitando as habilidades naturais de amortecimento da madeira. O sistema passivo de controle das condições ambientais foi de vital importância para o projeto, pois a área, em altitude elevada, é caracterizada por oscilações significativas de temperatura ao longo do ano.
A construção do projeto foi realizada pela equipe da Tenon Architecture no local. A estrutura curva é composta por 1.112 peças de madeira curva diferentes. Os desenhos de cada peça foram produzidos algoritmicamente e transferidos para o terreno, onde as peças foram processadas manualmente e convertidas em 55 módulos maiores. Cada um dos módulos foi esculpido à mão e modelado antes da montagem final da estrutura. A ausência de métodos de fabricação digital na construção resultou na adoção de uma abordagem mais escultural, em relação à forma final. Esse tipo de processo artesanal, altamente personalizado, permitiu que todas as partes da estrutura fossem construídas e montadas pelos dois membros da equipe, sem necessidade de carpinteiros, trabalhadores ou outros técnicos.
Uma das etapas mais desafiadoras do projeto foi a tradução dos desenhos algorítmicos, em instruções práticas de montagem manual e moldagem da madeira no local. A estrutura final é, portanto, uma fusão única da lógica algorítmica e da habilidade prática.